quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pokémon

 
O nome Pokémon (se pronuncia poquemóm) significa Pocket Monsters, que em portugês seria monstros de bolso. Esse nome foi dado à eles porque essas criaturas realmente são 'monstrinhos' e eles conseguem ficar dentro de uma  pequena cápsula redonda, chamada Pokébola. Os pokémons são muito semelhantes aos animais, pois eles podem ser de vários tamanhos, cores e aparências diferentes. Um pokémon pode ser doméstico (de algum treinador) como também pode ser selvagem e seu nível pode variar de 1 a 100. Os pokémons são companheiros dos seres humanos e eles não só servem para batalhas, como também brincadeiras, companhia e concursos.
Essa série da Nintendo hoje é famosa no mundo inteiro, e ganhou também um jogos de cards e um anime.


Pikachu, o pokémon mascote da série.
Evolução

Uma das características mais marcantes do Pokémon, senão a mais, é a evolução. Quase todo, pokémon tem uma evolução, e/ou uma anti-evolução, mas nem sempre isso ocorre. A evolução do pokémon vai ser praticamente sempre melhor do que a sua anti-evolução, seja em velocidade, ataque  defesa ou HP.

Honckrow, a evolução de Munckrow
Geralmente o pokémon evolui ao atingir um determinado nível, como é o caso, por exemplo, do Bayleef, que ao atingir o nível 32, evolui para Meganium. Mas as vezes, pode ser com um item especial que pode ser encontrado durante o jogo, como é o caso do Pikachu, que ao conseguir a Pedra do Trovão evolui para Raichu. Um outro jeito de evoluir é quando o seu pokémon fica com alguma característica bem alta, como o Munchlax, que ao atingir um grande nível de feliciade (pode ser de vários jeitos: massagens, doces...) evolui para Snorlax. O último jeito é trocando o pokémon com um amigo seu via wireless, como o Machoke (evolui para Machamp), mas é bom lembrar que alguns pokémons necessitam segurar algum item enquanto troca para evoluir (caso do Onix que ao ser trocado segurando o item Metal Coat, evolui para Steelix).
Uma coisa importante sobre alguns pokémons, é que eles podem ter duas evoluções finais, como é o caso do Slopoke, que evolui para Slowbro ao atingir o nível 37, mas também pode evoluir para Slowking, quando recebe o item King's Rock e é trocado via wi-fi. Um caso interessante também, é que há pokémons quen só evoluem quando forem de um determinado sexo, como a Combee, que só evolui para Vespiquen no nível 21 se for uma fêmea.


Nessa evolução, temos um exemplo de evolução de nível (Machop-Machoke) e uma de troca (Machoke-Machamp).

Tipo
 
Os pokémons são classificados em tipos e todo pokémon possuem no mínimo 1. O máximo que ele pode ter de uma vez só é 2. Além dos pokémons, os ataques possuem tipos.
Na primeira geração, existiam os tipos água, grama, fogo, pedra, normal, lutador, fantasma, terra, dragão, venenoso, voador, elétrico, psíquico, gelo e inseto. Depois, os tipos aço, noturno e ??? foram acrescentados na geração II, mas o tipo ??? foi excluído a partir da quinta geração. Os tipos servem para diversas coisas, as principais você ira ver a seguir.

Chandelure, um pokémon tipo fogo e fantasma
-ATAQUES: Se um pokémon for do tipo fogo, por exemplo, é bem mais provável que ele aprenda muitos ataques deste (seja por nível, reaprendendo, usando TM's...) e quase nenhum ou nenhum ataque do tipo água, já que esses dois são tipos opostos. Mas se um pokémon for do tipo pedra, por exemplo, além dos ataques de pedra, ele provavelmente vai também aprender ataques do tipo terra, já que esses dois tipos são bem próximos. Um ataque do mesmo tipo que o usuário vai ganhar o que chamamos de STAB, ou seja, este ataque vai ter o dano base 50% a mais do que o normal. Por exemplo: Um Lucario (lutador-aço) com o ataque Aura Sphere (lutador) vai ter um STAB de 135, sendo que o dano básico deste ataque é 90. O mesmo se encaixa ao ataque Flash Cannon (aço) que passaria a ter 120 em vez de 80!
-SUPER-EFETIVIDADE: O tipo do pokémon serve para ter vantagens e desvantagens com outros pokémons. Por exemplo, um pokémon do tipo água vai ter desvantagem de um pokémon tipo planta, pois ataques tipo água não tem efetividade contra ataques tipo planta, e acabam causando metade do dano normal. Mas um pokémon tipo água teria vantagem contra um do tipo fogo, já que ataques tipo água causam o dobro do dano normal num pokémon tipo fogo.
Se um pokémon for dos tipos água e planta, como é o caso do Ludicolo, fogo deixará de ser super-efetivo nele, já que apesar deste tipo ter vantagem com planta, há desvantagem com o tipo água, então o ataque teria um efeito normal. Em compensação, se um pokémon for dos tipos aço e inseto, como é o caso do Scizor, fogo teria o seu dano aumentado quatro vezes, pois tanto inseto quanto aço têm desvantagem desse tipo.
Os tipos normal e ??? são os únicos que não são super-efetivos em ninguém. Não existem pokémons do tipo ???.
Existe também a imunidade, que é quando um ataque não afeta o adversário: um ataque terra não afeta pokémons voadores, combate não afeta fantasma...
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário